“Nos orgulha estar no PL”, afirma Bolsonaro sobre Nikolas Ferreira
Deputado foi muito elogiado pela direita depois de postar um vídeo sobre o pix, que causou perturbação ao governo Lula
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou, nesta sexta-feira (24), que tem orgulho do deputado Nikolas Ferreira por estar no PL, mesmo partido que o ex-presidente. Há pouco tempo, o parlamentar foi muito elogiado pela direita depois de publicar um vídeo sobre o pix, que causou grande perturbação ao governo Lula.
“Houve uma reação da sociedade, em especial ao vídeo do Nikolas, que foi uma coisa que ninguém podia acreditar, o alcance, a maneira como ele conseguiu sintetizar aquilo e botou no papel. Nos orgulha de estar no partido PL, o garoto Nikolas”, afirmou Jair Bolsonaro.
A fala ocorre no cenário de descontentamento de alguns aliados do ex-presidente com o deputado, por ele aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que diminui a idade mínima para ser eleito senador, de 35 para 30 anos. A medida iria favorecer Nikolas, que atualmente tem 28 anos e não rejeita que pretende concorrer ao Senado por Minas Gerais, nas eleições de 2026.
Recuo sobre o monitoramento do Pix
O governo federal retirou a ação que ampliava a fiscalização sobre transações via Pix. A resolução aconteceu depois de grande repercussão sobre o assunto nas redes sociais, tendo, como uma das principais razões, o vídeo de Nikolas Ferreira, que teve mais de 300 milhões de visualizações.
Na postagem, o deputado declarou que as alterações, no monitoramento das transações pela Receita Federal, tinham como objetivo cobrar Imposto de Renda (IR) sobre valores sem origem comprovada. O governo federal, contudo, contestou qualquer vínculo entre o controle da Receita e a cobrança de IR.
Depois da grande repercussão, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, comunicou a revogação do ato que aumentava a fiscalização sobre o Pix.
Na semana passada, Jair Bolsonaro expressou que o vídeo de Nikolas foi “simples e objetivo”.
“A esquerda tem uma verdade relativa, é a verdade que interessa para os seus objetivos. Essa é a grande diferença entre a direita e a esquerda. Olha o caso do garoto Nikolas, ele fez um vídeo curtinho, de quatro minutos, mas com verdades simples e objetivas na forma dele se expressar. Ele é um jovem de 27 anos, que fez o governo voltar atrás na sua decisão”, afirmou Bolsonaro em entrevista.