• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Nota pública do MPF esclarece posicionamento sobre projeto de lei das saídas temporárias de presos
Política

Nota pública do MPF esclarece posicionamento sobre projeto de lei das saídas temporárias de presos

Câmara de Controle Externo do MPF reitera independência em relação a comunicado de Grupo de Trabalho

Por Da Redação
Ás

Nota pública do MPF esclarece posicionamento sobre projeto de lei das saídas temporárias de presos

Foto: Agência Brasil

Em nota pública divulgada na última sexta-feira (9), a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR) do Ministério Público Federal (MPF) esclareceu que o comunicado emitido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa da Cidadania referente ao Projeto de Lei 2.253/2022 sobre a saída temporária dos presos, não representa o posicionamento do colegiado. Destacando a autonomia e independência funcional dos membros do MPF, a nota ressalta a necessidade de respeitar a ordem jurídica e a legislação vigente.

Veja nota na íntegra: 

Os Subprocuradores-Gerais da República, abaixo-assinados, membros integrantes da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão, vêm afirmar que o Ministério Público é uma instituição pública autônoma, a quem a Constituição Federal atribuiu a incumbência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis, tendo como sua coluna vertebral a independência e a autonomia funcional, agindo sempre em respeito à Constituição, aos tratados e às leis. Neste sentido, o Comunicado emitido no último dia 6 de fevereiro de 2024, contrário à proposta legislativa Projeto de Lei (PL) 2.253/2022, que revoga o artigo 122 da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) acabando com as saídas temporárias dos presos que cumprem pena em regime semiaberto, denota uma manifestação particular e individual dos integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa da Cidadania, não sendo esse o entendimento da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário