Notre Dame não celebrará Natal pela primeira vez em 200 anos
Tradicional missa da catedral foi transferida para a Saint-Germain l'Auxerro
Foto: Reprodução
A Catedral de Notre Dame não irá celebrar, pela primeira vez em mais de dois séculos, a tradicional missa da meia-noite no Natal deste ano, em decorrência do incêndio que destruiu a sua estrutura em abril. Porém, as luzes de um dos mais importantes patrimônios históricos da França e do mundo permanecem fracas na construção de 855 anos, enquanto as autoridades se esforçam na tarefa imediata de manter vivo o espírito da Notre Dame, através do culto, da música e da oração.
Enquanto as obras de restauração não iniciam, o padre da Catedral, a famosa estátua, a liturgia e as celebrações de Natal foram transferidos para um novo lar na igreja gótica de Paris chamada Saint-Germain l'Auxerrois. A intervenção, que deve durar cinco anos, visa reconstruir a catedral.
A missa será celebrada às 00:00 de 25 de dezembro por Patrick Chauvet diante de uma multidão de fiéis, acompanhado por músicas de alguns dos agora itinerantes coros de Notre Dame. A icônica escultura gótica da catedral, "A Virgem de Paris", de quem alguns dizem que a Notre Dame herdou o nome, também está exposta no novo anexo. Durante o período festivo, os turistas podem ver as famosas gárgulas e estátuas de pedra à noite em todo o seu esplendor iluminado, a partir das pontes adjacentes, embora o pátio de entrada ainda esteja fechado.