Mundo

Nova Assembleia Geral da ONU é convocada por russos

Na semana passada, duas resoluções foram vetadas

Por Da Redação
Ás

Nova Assembleia Geral da ONU é convocada por russos

Foto: Eskinder Debebe / UN Photo

A Assembleia Geral da ONU se reúne para tratar da crise na Faixa de Gaza na próxima quinta-feira (26). Na semana passada, duas resoluções no Conselho de Segurança da ONU foram vetadas. A iniciativa é da Rússia e dos países árabes que, com a manobra, tentam evitar o veto dos EUA.

A primeira proposta vetada foi a de Moscou que não obteve os votos necessários para ser aprovada. O texto não fazia menção ao Hamas. Já a segunda resolução foi apresentada pelo Brasil. Mas, foi vetada pelos EUA com a justificativa de que não tratava da questão da autodefesa de Israel.

A saída, para os russos, foi a de driblar o Conselho de Segurança e propor uma reunião de emergência da Assembleia Geral. Mais de 50 países do Oriente Médio e da África também apoiam a iniciativa, o que obrigou o presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, a convocar a reunião.

O último veto ocorreu porque as cinco potências do Conselho de Segurança têm esse poder. Porém, essa regra não é válida para a Assembleia Geral, onde basta a maioria dos votos para que o projeto seja aprovado. Mas, o peso da resolução não é o mesmo. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.