Nova BMW GS 1300 GS Adventure chega ao Brasil com itens inéditos
Big trail traz motor mais potente e controle exclusivo de tração

A BMW Motorrad mostrou diversas novidades no Brasil durante o Festival Interlagos 2025 mas a principal sem dúvida foi a 1300 GS Adventure. Com apelo para o off road e novas tecnologias a nova 1300 é produzida em Manaus e marca uma nova fase para a BMW Motorrad.
Substituta da 1250, a nova BMW 1300 GS Adventure se destaca pelo porte, as linhas quadradas incomuns para uma motocicleta, tanque de 30 litros e tecnologias como câmbio automatizado “ASA” e controles de suspensão DSA.
Na construção mais rígida a BMW destaca que o chassi traseiro é construído em tubo de treliça de alumínio e sistemas de suspensão EVO Telelever e EVO Paralever. Há sistema de leitura da altura do terreno, controle de Cruzeiro dinâmico com função freio entre outras novidades.
A grande novidade da 1300 GS Adventure é o câmbio Automated Shift Assistant (ASA), que faz trocas automáticas no câmbio mas preserva o pedal para o controle e dispensa a embreagem no manete.
Já o sistema DSA é um controle dinâmico de suspensão para leituras rápidas do curso do amortecedor, molas e respostas para uma pilotagem mais assertiva em terrenos mais difíceis. A 1300 também traz quatro pré ajustes de suspensão que podem ser selecionados no painel digital: Rain (chuva), Road (estrada), Eco e Enduro.
O motor evoluído mantém o perfil boxer de dois cilindros contrapostos porém agora com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Essa versão já estava disponível na Europa desde o ano passado e agora é produzida na BMW Motorrad em Manaus.
Segundo a BMW “Com um peso total de 268 kg, esse modelo se destaca como uma das mais capazes e versáteis do segmento Adventure”. A novidade deve estrear nos concessionários em breve no mercado brasileiro.
Durante o Festival Interlagos a BMW destacou também o scooter C 400X, a BMW F 900 GS, BMW R12 e BMW R 1300 GS.
Itens tecnológicos de destaque da nova BMW 1300 GS Adventure
- Controle de torque de arrasto do motor (MSR);
- Controle Dinâmico de Frenagem (DBC);
- Controle de Partida em Subida (HSC) como padrão;
- Controle dinâmico de tração (DTC) de série;
- Controle de cruzeiro dinâmico com função de freio de série;
- Assistente de pilotagem com controle de cruzeiro ativo (ACC);
- aviso de colisão frontal (FCW); aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira (RECW);
- Controle adaptativo de altura do veículo; conforto e suspensão esportiva como equipamento opcional de fábrica;
- Faróis Matrix LED e faróis auxiliares integrados à carroceria
- Farol Pro com farol adaptativo como equipamento opcional de fábrica;
- Protetores de mão com indicadores de direção integrados como padrão;
- Compartimento de carregamento para smartphone com entrada USB integrada e tomada de alimentação de 12 V integrada como padrão;
- Aquecimento do assento para o condutor e o passageiro para maior adequação ao turismo como equipamento opcional de fábrica; variantes de altura do assento como equipamento opcional de fábrica;
- RDC, Keyless Ride e manoplas aquecidas como padrão.
- Chamada de emergência inteligente como padrão conforme o mercado;
- Punhos aquecidos;
- Passeio sem chave (direção, ignição e trava do tanque de combustível
- Monitor de pressão dos pneus;
- Controle de torque de arrasto do motor;
- BMW Motorrad ABS Integral Completo Pro;
- Controle de cruzeiro DCC com função de freio;
- DSA; suspensão adaptativa;
- Faróis auxiliares