Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida nesta terça-feira (26)
Rio Grande do Sul será primeiro estado a emitir documento

Foto: Governo Federal/Divulgação
A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo modelo no Brasil, começa nesta terça-feira (26) no Rio Grande do Sul. Em seguida, o chamado "novo RG" deve ser disponibilizado aos estados de Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados.
De acordo com a Receita Federal, neste primeiro momento, a CIN estará disponível somente para quem estiver fazendo a primeira via e apresentar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão optar entre confeccionar a carteira de identidade no modelo antigo ou regularizar a situação para solicitar o documento posteriormente.
A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita. Em algumas situações, o procedimento gera um protocolo de atendimento. Nestes casos, os documentos solicitados podem ser enviados para a Receita por e-mail.
O objetivo da CIN é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do CPF como registro geral, único e válido para todo o país. Parecida com o documento anterior, a nova carteira de identidade terá sua autenticidade checada por um QR Code. O novo modelo de documento começará a ser obrigatório em 2032.