Nova carteira de identidade nacional de animais domésticos deve ser disponibilizada em janeiro de 2025
Sistema tem o intuito de controlar doenças nos pets e combater os maus-tratos
Foto: Reprodução/Pexels
O governo federal criou o cadastro nacional de animais domésticos com o intuito de ajudar no controle de doenças e no combate aos maus-tratos dos pets. O serviço deve funcionar a partir de 2025, e os animais domésticos vão ganhar uma carteira de identidade nacional.
A carteira de identidade nacional dos pets agora é lei e vai dar um némro de identidade único e intransferível para os animais. O documento vai registrar informações do pet ao decorrer da vida, inclusive informações relacionadas a vacinação.
Para emitir a identidade, que deve ser disponibilizada no mês de janeiro, o tutor vai ter que acessar o sistema usando a conta gov.br. Será necessário informar os dados do responsável, endereço, idade e raça do animal, histórico de doenças e vacinas.
Após realizar o cadastro do animal, será gerada uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato, além de um QR Code que pode ser impresso e preso na coleira. O serviço de cadastramento poderá ser realizado por ONGs e municípios e será oferecido gratuitamente.