Nova Chevrolet Montana 2024: veja o teste do Farol da Bahia
Pick-up de apelo esportivo tem o motor 1.2 turbo por R$ 151,8 mil

Metade das vendas da nova Chevrolet Montana estão concentradas na versão Premier. Agora a GM quer diversificar e lança a versão RS com roupagem esportiva mantendo motor 1.2 turbo mas com estilo bem mais arrojado. O Farol da Bahia testa a novidade no interior paulista. Veja todos os detalhes.
Posicionada como topo de linha diferente do Tracker RS que não é o modelo mais caro, a Montana esportiva ganha novos elementos visuais. A grade ganha formato interno de colmeia, logotipo da GM vem na cor preta, logos RS estão na dianteira e traseira, há capas de retrovisor na cor preta, o santantonio integrado ao rack é exclusivo na versão e as rodas aro 17 exclusivas.
Por dentro, há detalhes escuros, costuras vermelhas nos bancos em couro cinza e preto com etiqueta “RS”, no tabelier do painel e há molduras preto brilhante nas saídas do ar condicionado e no console central.
Mecânica sem mudanças
Para quem esperava alguma “esportividade” do motor a RS não trouxe novidades. O motor 1.2 turbo três cilindros tem até 133cv e 21,4kgfm a 2.000 rpm com câmbio automático de seis marchas. Na versão esportiva não há itens como freio a disco nas quatro rodas, shift paddle, um botão “Sport”. ou freio de estacionamento eletrônico só para diferenciar em uma paleta de modelos onde o RS é o mais caro.
Mesmo assim a Montana RS vem bem equipada com faróis full LED, alerta de ponto cego, multimídia MyLink com sistema On star e Wi-Fi; ar condicionado digital e automático e computador de bordo, controle manual do câmbio na alavanca além dos esperados seis airbags, controle de tração e estabilidade
Na Montana RS também estão disponíveis os 90 acessórios sendo 24 só para a caçamba como extensores, SUB JBL, bandeja, rede, extensor de pára-choque entre outros itens. Lembrando que a Montana não está homologada para uso de um engate assim como outros carros da linha como o Tracker e o Onix e Onix Plus.
Novo estilo com motor 1.2
Durante o lançamento do carro, ficou claro que o apelo visual é o grande diferencial da Montana RS. Sem um motor mais forte ou algum item mecânico diferenciado, ela apela para o estilo que é visualmente bem resolvido.
A grade segue o mesmo formato mas com acabamento preto brilhante, os noções emblemas da marca e da divisão Rs ajudam a diferenciar. No entanto, só com novas rodas poderá ser difícil reparar na RS pelas ruas. A parte interna tem costuras vermelhas nos bancos que ficaram mais bonitos mas só apliques em preto e detalhes vermelhos não são suficientes para impressionar muito. O motor 1.2 turbo tem o característico bom torque em baixa e respostas ágeis até a faixa de 4.000rpm. A suspensão da Montana não tem nenhum ajuste específico para o RS e se mantém adequado para o uso urbano e rodoviário.
Preço e posicionamento
O preço de R$ 151,8 mil é R$ 3 mil mais caro que a Premier com os mesmos equipamentos de série mas não com o mesmo apelo visual que certamente é seu grande diferencial. A Montana está na linha 2024 com nova cor cinza rush e a versão RS para enfrentar o universo das Pickups compactas como a Fiat Toro mas principalmente contra a Strada turbo que chega dentro de pouco tempo, a Renault Oroch e indiretamente a Ford Maverick. A RS está disponível nas cores vermelho chilli, branco, cinza Rush, prata e preto.
Montana 2024 MT: R$ 121.790
Montana 2024 LT: R$ 127.190
Montana 2024 LTZ: R$ 140.890
Montana 2024 Premier: R$ 148.890
Montana 2024 RS: R$ 151.890