Política

Nova edição da Marcha dos Prefeitos começa nesta terça-feira (21), em Brasília

Presidente Lula participa da abertura oficial do evento

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Nova edição da Marcha dos Prefeitos começa nesta terça-feira (21), em Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

BRASÍLIA -- A 25ª edição da Marcha dos Prefeitos começa nesta terça-feira (21), em Brasília. A conferência, que também acontecerá na quarta (22) e quinta-feira (23), reunirá representantes dos governos municipais de cidades de todo o Brasil. Este ano, com o tema Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida, o evento terá 62 horas de programação para debater assuntos de interesse dos municípios.

A abertura oficial do evento será realizada na manhã desta terça, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a partir das 10h. A Cultura é um dos tópicos que serão debatidos durante a Marcha de Prefeitos e, por isso, o ministério compõe duas mesas temáticas de discussão.

A primeira mesa do evento vai discutir o papel dos municípios no âmbito do Decreto de Fomento à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), nesta terça-feira (21), às 13h30. O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) da Secretaria de Comitês de Cultura (SCC), Thiago Leandro, é quem vai representar a Pasta no debate.

A segunda mesa, que será realizada na quinta-feira (23), a partir das 8h, vai discutir a consolidação das políticas culturais e o fomento às cidades históricas turísticas e ao Patrimônio Mundial. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, estará presente, representando o Ministério.

"Vamos falar sobre o novo modelo que o MinC tem adotado para nacionalizar os recursos da Lei Rouanet e estimular empresas a patrocinarem projetos locais para desenvolver territórios que historicamente não eram contemplados. Tem sido um esforço contínuo levar as políticas culturais a todas as regiões do país e é preciso que isso seja conhecido e divulgado”, avaliou o secretário.

A assessoria de comunicação do prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi procurada pelo Farol da Bahia, para saber se o gestor municipal participará do encontro, mas ainda não obteve retorno. Já a vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, confirmou que não vai marcar presença no evento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário