Nova espécie de 'cobra-de-duas-cabeças' é encontrada na Bahia; conheça
Espécie foi encontrada durante trabalho de mineração na Serra do Espinhaço, na cidade de Caetité

Foto: Divulgação/BAMIN
Uma nova espécie de réptil foi encontrada na Bahia. A nova espécie faz parte da família dos anfisbenídeo, animal popularmente chamado de "cobra-de-duas-cabeças", por conta da semelhança da cabeça com a cauda.
Ao todo, cerca de 100 espécieis de anfisbenídeos estão espalhadas pelo mundo. A mais recente, idenrificada na Bahia pode ser visitada na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul do estado.
Essa nova espécie foi identificada na região norte da Serra do Espinhaço, na cidade de Caetité, e foi batizada de anfisbena ametista. O animal foi encontrado durante serviços de mineração do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), durante uma ação do Programa de Monitoramento e Resgate de Fauna da empresa e levado para o estado do Pará, onde foi estudado por pesquisadores.
Após estudos da anatomia do animal, pesquisadores constataram que o animal se trata de um novo anfisbenídeo, nunca visto antes.
A espécie deve se juntar ao acervo de 500 exemplares disponibilizados na Uesc para análise de estudantes e pesquisadores.
O resultado da descoberta da especie foi publicado em setembro de 2024.