Nova presidente da Petrobras pede intervenção de Lula para exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Ibama, no entanto, trava exploração na região
Foto: Agência Brasil
A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, solicitou a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a autorização da exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Ela é uma das principais defensoras da ideia e, no passado, já chegou a classificar como "frustrante" a demora no licenciamento para a exploração da região.
O pedido da presidente da entidade ocorre mesmo após indicações do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) de que a exploração não é viável. O Ibama, inclusive, já rejeitou a perfuração no bloco 59 da bacia da margem equatorial em maio de 2023.
Apesar da rejeição, a estatal segue buscando o aval do Ibama. Recentemente, o órgão ambiental fez algumas exigências à Petrobras, como a implantação de um estudo sobre o impacto da exploração sobre as comunidades indígenas da região do Oiapoque (AP).
Integrantes da estatal e do Ministério de Minas e Energia (MME) veem como descabida a resistência do órgão ambiental, que estaria "criando barreiras desnecessárias para o andamento do processo". Mas pessoas do governo afirmam que esse tema ainda não foi discutido com Magda, uma vez que ela ainda não assumiu formalmente o cargo.
A exploração na Foz do Amazonas faz parte do Plano de Investimentos da Petrobras, e a saída do antigo presidente da estatal, Jean Paul Prates, foi influenciada pela percepção de que as entregas do plano não estavam adequadas. Agora, Magda busca acelerar essas iniciativas.