Nova Zelândia: Lula tem 73% dos votos; Bolsonaro tem 18,8%
Ao todo, foram contabilizados 451 votos válidos
Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado nas quatro seções eleitorais instaladas na Embaixada do Brasil em Wellington, na Nova Zelândia. As fotos dos boletins de urna começaram a circular na internet por volta de 1h30, meia hora após o fim da votação no país, primeiro colégio eleitoral a iniciar a votação, às 16h deste sábado (1º), no horário de Brasília.
Somadas as votações das quatro urnas, Lula teve 329 votos, conta 71 votos do atual presidente Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) foi o terceiro, com 23 votos, seguido por Felipe D'Ávila (Novo), com 14, Simone Tebet (MDB) com 8, Padre Kelmon (PTB), com 3 votos, Léo Péricles (UP), com 2 e Sofia Manzano (PCB), com um voto. A abstenção foi de cerca de 85%.
Ao todo, foram contabilizados 451 votos válidos. Isto significa que Lula obteve 72,9%, contra 15,77% de Bolsonaro. Em 2018, o então candidato pelo PSL teve 140 votos no país. Ciro Gomes ficou em segundo, com 89 votos, João Amoedo em terceiro, com 46 votos e o candidato do PT, Fernando Haddad, teve apenas 23 votos.
A totalização só ocorrerá após o fim da votação, às 17h. No entanto, ao fim das votações em cada um dos países, os boletins de urna são publicados nas respectivas seções eleitorais.