• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Novas regras para identificação de alimentos como sendo integrais serão adotadas a partir de 2022
Brasil

Novas regras para identificação de alimentos como sendo integrais serão adotadas a partir de 2022

Idec e Proteste alertaram Anvisa sobre necessidades de mudanças

Por Da Redação
Ás

Novas regras para identificação de alimentos como sendo integrais serão adotadas a partir de 2022

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A partir de abril de 2022, para serem identificados como alimentos integrais, os produtos alimentícios à base de cereais vão precisar obedecer a dois critérios: a quantidade de ingredientes integrais tem de ser superior à de ingredientes refinados e, pelo menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais. As novas regras fazem parte de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no final do mês passado. 

“A gente entende como uma forma de dar mais informação ao consumidor e permitir que ele faça a escolha conforme seus critérios e interesses”, diz Tiago Lanius Rauber, gerente de Padrões e Regulação de Alimentos da Anvisa. Rauber conta que a resolução foi elaborada a partir de uma demanda por maior transparência nos rótulos de produtos cereais.

Essa necessidade foi levada à Anvisa por entidades como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Segundo o gerente, faltavam inclusive parâmetros para que um produto fosse considerado integral no Brasil, o que acabava ficando a cargo das próprias empresas. 

“Não estamos proibindo nenhum produto de ser mantido no mercado, não estamos fazendo intervenção que mude radicalmente os processos de fabricação das empresas. Em tese, não há razão para ter aumento de preço. O que imaginamos que vá acontecer é que o consumidor terá acesso à informação por meio do rótulo”, explica Rauber.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.