"Novas restrições", afirma Bruno Reis, caso ocupação de leitos de UTI chegue em 75%
Capital vive aumento de casos e ocupação de 61%
!["Novas restrições", afirma Bruno Reis, caso ocupação de leitos de UTI chegue em 75%](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/101757/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=636dfa7399d5187586c2be8338f8730a)
Foto: Gilberto Junior/Farol da Bahia
Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, nesta quinta-feira (13), a pressão do aumento de casos da Covid-19 tem resultado em uma maior ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), não dos leitos de UTI, no entanto, em caso de ocupação maior que 75%, serão determinadas novas restrições na capital.
A fala foi ao ar durante entrevista à TV Bahia. O prefeito informou que o número de casos está crescendo de forma exponencial devido à variante Ômicron, e que Salvador nunca teve um fator R, de contágio, tão alto.
Reis ainda reiterou a necessidade de bares e restaurantes exigirem o comprovante de vacina, como forma de reduzir a transmissão do vírus e estimular a vacinação.
Na entrevista, o prefeito anunciou que quatro unidades de saúde serão transformadas em 4 mini UPAs para atender 24 horas a população com sintomas leves e médios da doença. Além disso, até a próxima quinta-feira deve ser aberto um novo gripário.
Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI em Salvador está em 61%, com muitos pacientes das UPAs sendo medicados e retornando às casas. No entanto, se a taxa de ocupação chegar a 75%, o prefeito deve adotar medidas restritivas.
Em conclusão, Bruno Reis relembrou que 90% da população de Salvador já está vacinada com as duas doses e 99% com a primeira dose, o que resultou na diminuição do número de internações, mesmo com aumento de casos.