• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Nove cidades baianas têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Nove cidades baianas têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Cidades foram atingidas por temporais no início de novembro

Por Da Redação
Ás

Nove cidades baianas têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Foto: Reprodução/TV Bahia

O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (19), situação de emergência em nove cidades baianas que foram atingidas por temporais no início deste mês. A medida do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que foi publicada no Diário Oficial da União, é válida para as cidades de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

Anteriormente, o governo da Bahia já havia decretado situação de emergência nas nove cidades, por causa de chuvas intensas. No início de novembro, muitos desses municípios registraram chuvas acima de 50 milímetros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Irecê a estação da cidade registrou, em 24 horas, 138,4 mm de chuva. A média esperada para o mês inteiro de novembro é de 100 mm.

Agora, com o reconhecimento, as prefeituras poderão solicitar apoio do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, para ter acesso a recursos emergenciais, estados e prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.