Novembro Azul: Fisiologista do Exercício desenvolve método personalizado para o público masculino!
Aos detalhes...
Superando os 71 mil novos casos segundo as estimativas do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, os tumores que atingem a próstata são responsáveis por cerca de 16 mil mortes anuais. Um dos grandes fatores que aumentam a incidência e evolução dos casos, é a falta de busca pela informação e acesso à saúde por parte do público masculino, fazendo com que o medo e os tabus em torno dos exames preventivos sejam impeditivos para o diagnóstico.
Com a proposta de romper com esses padrões, a fisiologista do exercício Bianca Vilela, desenvolveu o projeto "Bate Papo com os Meninos", que aborda de forma leve e descontraída, a importância de um estilo de vida saudável, a quebra dos paradigmas e a participação ativa dos homens na sua própria saúde.
"Não adianta chegar falando de doença para um público que precisa vencer seus próprios limites. Para chegar na importância das ações preventivas em relação ao câncer de próstata, precisamos romper barreiras e alcançar esse público através das áreas com as quais eles se identificam. Sendo assim, aliamos temas como o metabolismo, ganho de massa muscular, libido e outros assuntos relacionados, para criar aderência e proporcionar que a prevenção e os fatores de risco sejam compreendidos, sem que o medo seja o primeiro impeditivo para bloquear a informação", detalha a especialista.
Através de discussões abertas e informativas, os homens são incentivados a compreender a importância de exames de rotina, alimentação saudável, prática de exercícios e a busca por ajuda médica quando necessário. A ideia é promover um ambiente propício para conversas honestas e abertas sobre o assunto, sem que haja qualquer tipo de distanciamento.
"O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina como um todo. Nessa palestra, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre os principais aspectos da saúde masculina, com ênfase na prevenção e no autocuidado. Outro detalhe importante é que mesmo com idade que não esteja no público que pode ser atingido pela doença, quando um homem compreende e se sente livre sobre esse tema, ele pode espalhar a informação e alcançar familiares, amigos e conhecidos, que podem também vencer os tabus", pontua Bianca