Novembro bate recorde de calor na história da terra

A COP28 discute metas climáticas em meio a dados alarmantes

Por Da Redação
Ás

Novembro bate recorde de calor na história da terra

Foto: Reprodução/Freepick

O mês de novembro de 2023 foi o mais quente já registrado na Terra, de acordo com o sistema Copernicus Climate Change. A temperatura média da superfície foi de 14,22°C, 0,85°C acima da média de 1991 a 2020. O ano de 2023 caminha para ser o mais quente da história, com todos os meses figurando entre os dez mais quentes. As informações são da Folha de S.Paulo.

O Acordo de Paris, estabelecido em 2015, visava limitar o aumento da temperatura média global a 2°C, preferencialmente a 1,5°C. Contudo, a temperatura média dos onze primeiros meses de 2023 já está 1,46°C acima do período pré-industrial. A COP28, em Dubai, discute metas climáticas, enquanto dados alarmantes são divulgados.

O presidente da COP28, Sultan al-Jaber, provocou controvérsias ao questionar a ciência por trás da eliminação dos combustíveis fósseis, mas posteriormente afirmou respeito à ciência. Enquanto a COP28 prossegue, análises da OMM (Organização Meteorológica Mundial) reforçam a previsão de 2023 como o ano mais quente da história, indicando uma média de temperatura 1,4°C acima dos níveis pré-industriais.

Segundo Carlo Buontempo, diretor do Copernicus Climate Change Service, enquanto as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, é esperado que as temperaturas sigam em ascensão, intensificando impactos como ondas de calor e secas. O relatório da semana também projeta recorde de emissões globais por combustíveis fósseis em 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário