• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Novembro de 2023 teve mais de 25 mil tentativas de fraude por dia, aponta Serasa Experian
Economia

Novembro de 2023 teve mais de 25 mil tentativas de fraude por dia, aponta Serasa Experian

Mês registrou um total de 830.740 tentativas de golpe, uma queda de 0,8% em relação a outubro

Por Da Redação
Ás

Novembro de 2023 teve mais de 25 mil tentativas de fraude por dia, aponta Serasa Experian

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelam que o mês de novembro de 2023 registrou  26.798 tentativas de golpe por dia, totalizando 830.740 no mês, uma queda de 0,8% em relação a outubro. Veja, no gráfico abaixo, o levantamento mês a mês das ocorrências:

De acordo com a análise da empresa, a maioria das investidas dos cibercriminosos focaram em roubar informações pessoais das vítimas, como número de RG, CPF, dados bancários e mais. Do total de tentativas, 35,9% foram contra consumidores com idades entre 36 e 50 anos, indicando que esse é um segmento bastante suscetível às fraudes. Confira abaixo:

Em relação aos setores, a divisão de “Bancos e Cartões” foi a mais visada pelos fraudadores em novembro, com 50,0% das investidas criminosas. Serviços, Financeiras e Varejo aparecem na sequência com 32,2%, 13,1% e 3,4%, respectivamente. A área com menor incidência foi a de “Telefonia” (1,3%).

O Sudeste foi a região que mais esteve na mira dos criminosos. Em novembro, três dos quatro estados da região lideraram o ranking com o maior volume de tentativas de fraude. Do total de estados, 17 registraram queda nas ocorrências golpistas na comparação com o mês anterior. 

Em relação as tentativas a cada milhão de habitantes, houve 3.833 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil em novembro. O Distrito Federal liderou o ranking com 6.336 e o Maranhão apareceu com o menor número neste recorte (1.682). Veja os dados no gráfico abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário