Novembro de 2023 teve mais de 25 mil tentativas de fraude por dia, aponta Serasa Experian
Mês registrou um total de 830.740 tentativas de golpe, uma queda de 0,8% em relação a outubro
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelam que o mês de novembro de 2023 registrou 26.798 tentativas de golpe por dia, totalizando 830.740 no mês, uma queda de 0,8% em relação a outubro. Veja, no gráfico abaixo, o levantamento mês a mês das ocorrências:
De acordo com a análise da empresa, a maioria das investidas dos cibercriminosos focaram em roubar informações pessoais das vítimas, como número de RG, CPF, dados bancários e mais. Do total de tentativas, 35,9% foram contra consumidores com idades entre 36 e 50 anos, indicando que esse é um segmento bastante suscetível às fraudes. Confira abaixo:
Em relação aos setores, a divisão de “Bancos e Cartões” foi a mais visada pelos fraudadores em novembro, com 50,0% das investidas criminosas. Serviços, Financeiras e Varejo aparecem na sequência com 32,2%, 13,1% e 3,4%, respectivamente. A área com menor incidência foi a de “Telefonia” (1,3%).
O Sudeste foi a região que mais esteve na mira dos criminosos. Em novembro, três dos quatro estados da região lideraram o ranking com o maior volume de tentativas de fraude. Do total de estados, 17 registraram queda nas ocorrências golpistas na comparação com o mês anterior.
Em relação as tentativas a cada milhão de habitantes, houve 3.833 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil em novembro. O Distrito Federal liderou o ranking com 6.336 e o Maranhão apareceu com o menor número neste recorte (1.682). Veja os dados no gráfico abaixo: