Novo dinossauro é descoberto em ilha britânica
Nova especie pertence ao grupo de dinossauros que inclui o Tyrannosaurus rex
Foto: Trudie Wilson
De acordo com os paleontologistas da Universidade de Southampton, quatro ossos encontrados no ano passado na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra, pertencem a uma nova espécie de dinossauro terópode. Essa nova espécie teria vivido no período Cretáceo, 115 milhões de anos atrás, e tinha aproximadamente 4 metros de comprimento.
A nova espécie recebeu o nome de Vectaerovenator inopinatus pertence ao grupo de dinossauros que inclui o Tyrannosaurus rex e os pássaros modernos. Ainda segundo os paleontologistas, o nome se refere aos grandes espaços de ar encontrados em ossos do pescoço, costas e cauda da criatura. A instituição de ensino aponta que esses sacos de ar eram extensões do pulmão e provavelmente eles "ajudassem a alimentar um sistema respiratório eficiente, ao mesmo tempo que tornavam o esqueleto mais leve".
Os fósseis foram encontrados em três descobertas distintas em 2019 e entregues ao Museu dos Dinossauros na ilha, em Sandown, onde estão sendo exibidos. "A alegria de encontrar os ossos foi absolutamente fantástica", disse o caçador de fósseis Robin Ward.
'Esqueleto delicado'
De acordo com Chris Barker, responsável por liderar o estudo da Universidade de Southampton, os cientistas ficaram "impressionados com o quão 'vazio' este animal era". "Você não costuma encontrar dinossauros nos depósitos de Shanklin, pois eles foram depositados em um habitat marinho. É muito mais provável que você encontre ostras fósseis ou madeira, então este é um achado raro."