Brasil

Novo foco de influenza aviária é detectado em ave silvestre no Brasil

Ministério da Agricultura registra 58 casos da doença em aves silvestres e um foco em criação doméstica

Por Da Redação
Ás

Novo foco de influenza aviária é detectado em ave silvestre no Brasil

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura atualizou sua plataforma oficial na quarta-feira (5) e relatou a detecção de um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em uma ave silvestre no Brasil. 

Até o momento, foram registrados 58 casos da doença em aves silvestres no país, além de um foco em produção de subsistência relacionada à criação doméstica. O ministério também informou que existem outras dez investigações em andamento, com coleta de amostras, mas sem resultados laboratoriais conclusivos. 

Das investigações em andamento, quatro envolvem galinhas de produção de subsistência. As averiguações estão sendo realizadas em Rio Preto da Eva (AM), Oiapoque (AP), Eldorado dos Carajás (PA) e Aragominas (TO).

É importante ressaltar que as notificações de casos em aves silvestres e de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP, conforme determinado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e não impõem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário