• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Novo Renascentismo: artista recria artes do movimento cultural, com negros como personagem principal
Cultura

Novo Renascentismo: artista recria artes do movimento cultural, com negros como personagem principal

As obras de Harmonia Rosales capturam a criação dos orixás e da Terra, seu povo e as histórias de suas vidas

Por Da Redação
Ás

Novo Renascentismo: artista recria artes do movimento cultural, com negros como personagem principal

Foto: Lucy Garrett/Harmonia Rosales

A artista cubana-americana Harmonia Rosales recriou obras famosas do renascentismo como “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, mas dessa vez, utilizando personagens negros e símbolos da cultura afro como personagens principais. 

A artista está com uma exposição no Museu de Belas Artes de Spelman College chamada “Harmonia Rosales: Master Narrative”. Uma versão desta exposição estreou no ano passado no Museu AD&A da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

Rosales convida o público a verem a universalidade da criação através de um ponto de vista diferente do habitual. Foram sete anos de trabalho para Rosales juntar técnicas artísticas e hegemônicas dos Antigos Mestres europeus. 

Perguntada  sobre o motivo de recriar as artes através de novos olhos ao invés de iniciar uma nova fase, Rosales afirmou que diversificar o meio é operar nos parâmetros "pré-estabelecidos". 

"Porque é o que foi mainstreamizado. Estou tentando educar as massas sobre uma religião ocultada há algum tempo”, disse Rosales. “Quero torná-la muito linear, compreensível e digerível, para podermos nos aprofundar".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário