Novo sistema permite que carros elétricos sejam carregados em movimento
Tecnologia é capaz de gerar 92% de eficiência de transmissão
Foto: Reprodução/ DPK
Pesquisadores da Escola de Engenharia de Stanford desenvolveram um sistema capaz de carregar as baterias de carros elétricos em movimento, semelhante ao carregamento por indução utilizado em celulares. O sistema ainda esta em testes nos veículos elétricos, mas já funciona para recarregar robôs.
O projeto surgiu há três anos quando Shanhui Fan e Sid Assawaworrarit desenvolveram o primeiro sistema baseado no carregamento sem fio. Para o carregamento deste tipo, a eletricidade é transmitida através de um campo magnético que oscila a uma frequência capaz de criar vibrações ressonantes nas bobinas magnéticas do dispositivo receptor.
No entanto, o sistema utilizava muita energia para fazer essas correções constantes, de modo que apenas 10% de força era transmitida como energia para o carro. Mas, após corrigir esse problema trocando os amplificadores, a dupla chegou à atual configuração de seu sistema de carregamento, que possui nada menos do que 92% de eficiência de transmissão.
Com esta atualização, o sistema consegue transmitir 10 watts de eletricidade a uma distância de até 90 centímetros. Mas, segundo Shanhui Fan, é possível enviar dezenas ou centenas de quilowatts para um carro elétrico e a capacidade de carregamento pode ser facilmente expandida.