Novo Toyota Corolla tem projeção divulgada e chega em 2026
Sedã vai continuar em linha e terá versões PHEV

O Toyota já foi o sedã mais vendido do mundo, posto que hoje pertence ao Tesla Model 3 mas ainda segue com boa aceitação apesar dos SUVs. E agora a Toyota está trabalhando de forma intensa na nova geração do Corolla que terá diversas novidades em relação ao modelo que conhecemos. A geração atual produzida em vários países inclusive no Brasil desde 2018 deve ganhar novidades importantes.
O site Carscoops divulgou nesta semana uma projeção feita a partir da conversa com executivos da marca lembrando que oficialmente a Toyota sequer confirma um “novo Corolla”.
A décima terceira geração irá combinar muitos elementos do Prius e também do Crown com desenho mais afilado com dianteira mas baixa e ampla. O desenho cupê deve fazer parte desse novo design e haverá teto solar panorâmico por conta dessa mudança estrutural.
Hoje o Toyota Corolla oferece na versão sedã o conhecido motor 2.0 aspirado a gasolina na faixa dos 177cv e uma versão híbrida pura mas esses conjuntos devem mudar na nova geração. O Corolla pode trocar esse motor pelo 1.5 aspirado de 130cv e um 1.5 turbo na faixa dos 180cv, o que substituiria o atual 2.0 disponível na maioria dos países inclusive no Brasil. Porém a evolução eletrificada deve ser ainda mais evidente pois o Corolla pode ser transformar em um híbrido plugin para concorrer principalmente com modelos chineses que tem feito sucesso na Europa e estão começando a ganhar mais aceitação na Ásia e Estados Unidos.
Ainda é cedo para afirmar mas o Corolla também deve manter as versões hatch e até mesmo perua dependendo do país. No Brasil, sabemos, apenas o sedã deve continuar em linha.
Falando em Brasil a 12ª geração do Corolla foi chegou aqui em 2019, pouco mais de um ano depois da estreia mundial. Seja como for essa troca de geração deve ocorrer no fim do próximo ano já como modelo 2027. E assim o Corolla manterá sua concorrência acirrada com o Civic e também com sedãs chineses que vem tornando a vida da Toyota mais difícil a cada ano em se tratando desse mercado.