Brasil

Novo tratamento para dor crônica mostra eficácia de 80%

A técnica é feita através de uma cirurgia para aplicação de um eletrodo na região afetada

Por Da Redação
Ás

Novo tratamento para dor crônica mostra eficácia de 80%

Foto: Divulgação

Um novo tratamento para dores crônicas apresentou resultado positivo com 80% de eficácia em 98 pacientes testados. O tratamento com implante de eletrodo no gânglio da medula espinhal foi aprovado neste ano no Brasil e já era utilizado desde 2014 na Europa. 

Na primeira fase de testes, a técnica foi aplicada em 34 pacientes com dores decorrentes da cirurgia de hérnia da parede abdominal. Já a segunda etapa foi feita com 64 pacientes com dores crônicas neuropáticas de origens diversas.

O procedimento é feito através de uma cirurgia para a aplicação de uma agulha com o eletrodo na área afetada. Em um período de uma semana, o paciente recebe descargas elétricas através de um gerador externo para a retomada das atividades neurais. Caso o resultado seja positivo, o paciente passa por uma segunda cirurgia para a a aplicação interna da bateria do gerador.

Ao R7, o neurocirurgião Guilherme Lepski, do Hospital do Coração (HCor), afirmou que a cirurgia é considerada de baixo risco. Com a aprovação do tratamento, Lepski pontuou que o próximo passo é treinar os médicos para a aplicação do novo método.

“Agora já podemos usar, mas vamos treinar médicos do país inteiro para se familiarizarem com essa nova técnica”, afirmou o neurocirurgião. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.