• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Novos modelos únicos de certidão de nascimento serão atualizados em 2025
Brasil

Novos modelos únicos de certidão de nascimento serão atualizados em 2025

Mudanças partiram de um pedido realizado pelo registrador civil de Minas Gerais à Corregedoria Nacional

Por Da Redação
Ás

Novos modelos únicos de certidão de nascimento serão atualizados em 2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, modificou modelos únicos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito a serem adotados pelos ofícios de registros civil de pessoas naturais. 

Até 1° de janeiro de 2025, os cartórios devem implementar a mudança. 

“O Provimento n. 182/2024 simplifica e moderniza, diante das demandas atuais da sociedade, as certidões estes documentos importantíssimos para a vida civil”, afirmou a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Liz Rezende de Andrade ao portal do CNJ.

O normativo altera o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça, Foro Extrajudicial (CNN/CN/CNJ-Extra), instituído pelo Provimento n. 149/2023, para dispor sobre modelos únicos de certidão. 

As mudanças partiram de um pedido realizado pelo registrador civil de Minas Gerais à Corregedoria Nacional. Após diálogo com a Associação dos Registradores de Pessoas Nacionais do Brasil (Arpen Brasil), as modificações foram determinadas pelo corregedor nacional de Justiça. 

Foi acolhida a inclusão de alguns campos que vêm trazer mais esclarecimento”, diz a juíza. Segundo Liz Rezende, embora houvesse uma uniformidade nas certidões de nascimento, casamento e óbito nos ofícios de registro civil, os modelos ao longo dos anos foram se mostrando desatualizados. “Houve mudanças legislativas e sociais. E esses registros não continham alguns campos que são muito importantes de preenchimento, que facilitam tanto para o cartório quanto para a pessoa que precisa fazer uso do documento”, relata.  

Alterações 

Nas certidões de nascimento, existe agora dois campos para registros do municípios quando antes só havia um. “Quando a mãe mora em um município que não tem maternidade e viaja para outra cidade para ter o filho, ele vai nascer em outro lugar, mas ela pode optar em colocar também o local do domicílio dela. Isso está previsto na Lei de Registros Públicos, que foi alterada”, exemplifica Liz Rezende. 

A magistrada salienta ainda que as certidões de casamento não apresentavam dois campos distintos para inserir a data da celebração e a do registro. " Agora a certidão traz as duas opções. E, no caso de conversão da união estável em casamento, passa a constar também essa possibilidade”, acrescentou.  

Já as certidões de óbito não previam a data do falecimento, apenas a data em que foi registrado. “Quando a data da morte não coincide com a data do registro, esses campos esclarecem esses fatos, que têm consequências jurídicas”, apontou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário