Eleições

Número de candidatos indígenas cresce 32% nas eleições 2022

Ao todo, são 172 requerentes distribuídos por todos os estados, incluindo o Distrito Federal

Por Da Redação
Ás

Número de candidatos indígenas cresce 32% nas eleições 2022

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O número de candidatos autodeclarados indígenas cresceu nas eleições de 2022 em comparação com 2018, segundo a pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Ines). Ao todo, são 172 requerentes distribuídos por todos os estados, incluindo o Distrito Federal, 42 candidaturas a mais em relação às últimas eleições gerais, um aumento de 32%.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 897 mil indígenas - sendo 305 povos e 274 línguas - um total de 0,5% da população brasileira.

“Se considerarmos a proporção de indígenas no total, saiu de 0,47% para 0,62% no universo geral de candidaturas”, indica o estudo do Inesc.

“Vale ressaltar que o Censo de 20102 revelou que 896.917 indígenas vivem no Brasil, o que equivale a 0,5% da população brasileira. Portanto, no que se refere às candidaturas, os indígenas estão representados nessas eleições. Os números permitem imaginar uma aposta dos povos indígenas na disputa pela institucionalidade que, neste país, sempre foi reduto de brancos”, completa.

Em relação aos cargos, 103 candidatos indígenas disputam para deputado estadual, 55 para deputado federal, dois para governador, dois para senador, quatro para vice-governador, dois para deputado distrital, dois primeiro suplentes e um segundo suplente. Desses 172, um concorre à vice-presidência: Raquel Tremembé, ou Kunã Yporã, do PSTU, que disputa na chapa de Vera Lúcia, do mesmo partido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário