Eleições

Número de candidatos negros supera o de brancos nas eleições de 2022

Número de mulheres também bateu recorde com 9.415 inscrições

Por Da Redação
Ás

Número de candidatos negros supera o de brancos nas eleições de 2022

Foto: Reprodução/ Ascom

Vinte e oito mil brasileiros se inscreveram na Justiça Eleitoral para disputar algum cargo nas eleições de outubro. Pela primeira vez na história das eleições brasileiras, candidatos negros são maioria no pleito.

Eles representam 49,57% dos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer a diferentes cargos. Desse total, 10 mil se autodeclaram pardos (35,65%) e 3.937 se consideram pretos (13,92%). Os brancos, por sua vez, são mais de 13 mil, o que representa 48,86% daqueles que tiveram sua candidatura registrada.

Apesar de representarem apenas 0,62%, o número de indígenas também é recorde, com 175 candidatos ao poder. A raça amarela é aquela com menor representatividade (0,4%), somando apenas 112 candidatos. Além disso, 150 não informaram e sete foram considerados pelo TSE como "não divulgável".

O número de mulheres que tiveram suas candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral neste ano também bateu recorde, com 9.415 inscrições. Além disso, 34 candidatos declararam nome social - aquele pelo qual as pessoas transgênero, travestis e transexuais preferem ser identificadas. A maioria dos candidatos tem entre 45 e 49 anos e 55% chegaram a concluir o ensino superior.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário