• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Número de casos de Covid-19 em prisões aumenta para 4,5 mil em janeiro, diz CNJ
Brasil

Número de casos de Covid-19 em prisões aumenta para 4,5 mil em janeiro, diz CNJ

Em dezembro, o número de notificações foi 431

Por Da Redação
Ás

Número de casos de Covid-19 em prisões aumenta para 4,5 mil em janeiro, diz CNJ

Foto: Secretaria de Saúde/ Agência Brasilia

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de casos de Covid-19 no sistema prisional subiu para 4,5 mil em janeiro em comparação com dezembro, que teve 431 notificações, considerando pessoas presas e servidores, que representam 43% e 57% dos casos.

Desde agosto, o monitoramento de novos casos pelo CNJ vinha mantendo registros abaixo de mil no sistema prisional.

Para além do avanço da variante ômicron, outros fatores devem ser considerados, incluindo a possibilidade de represamento de dados no final de 2021, que foram encaminhados ao CNJ apenas agora, assim como maior detecção devido ao aumento no número de testagens — em janeiro foram notificados 3.900 mais testes que em dezembro. Os dados deste boletim foram coletados na data limite de 31 de janeiro.

Nos últimos 30 dias, houve o registro de 19 mortes por Covid-19 no sistema prisional, totalizando 653 desde o início da pandemia: 314 pessoas presas e 339 de servidores.

O monitoramento é realizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ desde junho de 2020. O trabalho tem o apoio do programa Fazendo Justiça, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do Departamento Penitenciário Nacional, para incidir em desafios no campo da privação de liberdade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.