Número de discursos de ódio cresce no país em anos eleitorais
Safernet Brasil registrou crescimento nos anos de 2020 e em 2018
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil
De acordo com o levantamento feito pela Safernet Brasil (associação civil que atua no combate aos crimes virtuais e violação dos Direitos Humanos na internet) no ambiente virtual, houve aumento de denúncias contra discursos de ódio no Brasil. Os dados levantados neste mês de abril são de 2020 e 2018 e fazem comparativo com os anos que antecederam as últimas eleições municipais e presidenciais.
A associação recebe denúncias de 10 crimes contra os direitos humanos praticados com uso da internet. Os números mostraram que dos sete crimes que envolvem discurso de ódio que chegaram à Central Nacional de Denúncias, seis tiveram maior prevalência nos anos de eleições, em relação aos anos anteriores.
Os casos podem ser denunciados no site da Safernet, através do link.
CRESCIMENTO NAS ELEIÇÕES:
Os indicadores, segundo a Safernet, apontam que as eleições tornaram-se, nos últimos anos, um campo fértil para o discurso de ódio, que desde 2018 têm registrado aumento no período eleitoral.
Racismo e xenofobia registraram mais do que o dobro de denúncias em em 2020, em relação à 2019. Já as denúncias de neonazismo tiveram um crescimento de 840,7% em relação ao ano anterior. Já em 2018, misoginia, xenofobia e neonazismo tiveram os maiores percentuais de crescimento.