Número de eleitores com 16 e 17 anos subiu 26% em um mês, aponta TSE
Em março, mais de 1 milhão e 50 mil pessoas da faixa etária aptas para votar fizeram o título
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que registrou aumento de 26% no número de adolescentes de 16 e 17 anos com o título de eleitor. A alta vem depois do mês de fevereiro, que apresentou o menor número de eleitores na faixa etária da história, somando apenas 830 mil jovens com o documento.
De acordo com o dados do TSE, no mês de março a dinâmica foi diferente. Foram registrados mais de 1 milhão e 50 mil pessoas da faixa etária aptas para votar. A alta foi impulsionada por incentivo de artistas e famosos nas redes sociais. Personalidades como Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes e Anitta foram a web retificar a importância dos mais jovens irem às urnas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens de 16 e 17 anos, com título de eleitor em 2022, até agora, representa cerca de 17,5% do total de habilitados para obter o documento.
A CNN informou que em uma década, o número de adolescentes de 16 e 17 anos que solicitaram o primeiro título de eleitor caiu 82%.
O cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio. O requerimento pode ser feito online, no portal do TSE. É necessário digitalizar os documentos para realizar a solicitação