Número de empresas inadimplentes registra queda em maio

Mcro e pequenas empresas ainda são maioria

Por Da Redação
Ás

Número de empresas inadimplentes registra queda em maio

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

No último mês, o Brasil registrou uma queda de 28,8 mil empresas inadimplentes, totalizando 6,48 milhões de companhias com contas em atraso. Essa redução ocorre após o mês de abril  ter marcado um novo recorde na série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Do total de empresas negativadas, a maioria pertencia ao setor de "Serviços" (54%). Confira o gráfico e a tabela com os dados completos abaixo:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a desaceleração no crescimento da inadimplência pode indicar uma perspectiva mais positiva para os próximos meses, apesar da taxa de juros desafiadora para as empresas. No entanto, é essencial que as organizações continuem atentas à sua saúde financeira e à renegociação de dívidas.

Em maio, o setor com o maior número de dívidas inadimplidas foi o de "Outros" (28,9%), que inclui Indústrias, Terceiro Setor e Primário. Já o segmento com menor incidência de atrasos foi o de "Securitizadoras" (1,1%). Confira o gráfico abaixo com o levantamento completo desse recorte:

Sobre a  distribuição geográfica, três dos quatro estados do Sudeste apresentaram os maiores números de empresas inadimplentes, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. Por outro lado, os estados com menos registros eram do Norte - Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Veja o gráfico com todas as Unidades Federativas (UFs) abaixo:

A retração também se refletiu nas micro e pequenas empresas, que representaram a maioria das empresas negativadas em maio, totalizando 5,73 milhões. Esse número também indica uma desaceleração em relação ao mês anterior. Confira o levantamento completo mês a mês abaixo:

No total, as Micro e Pequenas Empresas com CNPJs em situação de inadimplência possuem 39,6 milhões de dívidas, totalizando R$ 93,5 bilhões. Em média, cada companhia inadimplente possui 6,9 contas em atraso.

Metodologia:

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas avalia a quantidade de empresas brasileiras em situação de inadimplência, ou seja, que possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago até o último dia do mês de referência. O indicador é segmentado por Unidade Federativa (UF), porte e setor.

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas:

Recuperar crédito pode ser um processo desafiador para as empresas, especialmente quando se trata de cobrar clientes inadimplentes ou lidar com dificuldades financeiras para cumprir obrigações com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e evitar problemas maiores. Para isso, é necessário compreender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes.

A solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida especialmente para pequenas e médias empresas, ajuda os empreendedores a economizarem tempo e dinheiro, além de evitar desgastes causados pela inadimplência.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário