Número de endividados na Bahia ultrapassa 4,4 milhões de pessoas, aponta Serasa
Apesar da queda da inadimplência no Brasil, após 11 meses de alta, os índices da Bahia cresceram
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo Serasa Experian, empresa de controle do sistema financeiro, apontou que na Bahia o número de endividados ultrapassa 4,4 milhões de pessoas. Segundo a pesquisa, durante o mês de dezembro de 2022, a inadimplência no Brasil caiu pela primeira vez após 11 meses de alta. No entanto, na Bahia o índice cresceu.
O montante total do acúmulo de dívidas no estado chega aos R$ 15 bilhões, segundo o levantamento. Dos mais de 4 milhões de endividados na Bahia, 1,2 milhão são moradores da capital Salvador. As principais dívidas apontadas são com bancos e cartões (30,64%), seguidos de contas de luz e água (21,03%) e varejo (17,59%).
Na capital baiana, ao todo são mais de 620 mil famílias com dívidas neste início de anos, mais de 300 mil estão com contas atrasadas, outros 100 mil não tem condições de quitar as dívidas.
Desemprego
Segundo o Serasa Experian, mesmo após regredir no país, o desemprego ainda é considerado fator principal do endividamento apontado por 29% dos entrevistados em todo o Brasil. No levantamento realizado em dezembro de 2022, 12% responderam que a causa do endividamento foi a redução na renda própria.
Dados do estudo apontam ainda que 11% dos brasileiros ouvidos em todo o país revelaram ter emprestado o nome para um amigo, conhecido, colega ou familiar e este não pagou o compromisso financeiro firmado.