Número de habilitações no Brasil aumenta 38% em 10 anos
Apesar do crescimento, proporção de jovens motoristas teve queda
Foto: Reprodução/Internet
O número de carteiras de habilitação válidas no Brasil cresceu 38% na última década, saltando de 53,9 milhões de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) em 2011 para 74,3 milhões em 2020. De acordo com os dados do governo, a população de habilitados no país cresceu 10% no mesmo período.
Especialistas apontam que a alta no número de motoristas pode ter se dado, no começo da década, pela situação econômica e por medidas de incentivo ao setor automotivo, como a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados).
O número de habilitações crescia a mais de 5% ao ano até 2014. A partir de 2015, quando o país entrou em recessão econômica, esse aumento se desacelerou. Entre 2018 e 2019, o crescimento foi de 2,9%. Nesses dez anos, a proporção de condutores com mais de 61 anos saltou de 11% para 17% no universo de motoristas do país. Ao mesmo tempo, caiu de 29% para 21% a parcela dos motoristas com até 30 anos.
Para a urbanista Kelly Fernandes, especialista em mobilidade urbana do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), houve aumento da infraestrutura de transporte nos últimos anos em regiões mais centrais, com corredores de ônibus e ciclovias, que podem ter convencido uma parcela dos jovens que não acha importante ter um carro. Mas há outro fator: "A posse do carro é muito cara. Além do custo de aquisição do bem, que está alto, tem manutenção, combustível, estacionamento. E o custo da CNH cresceu", diz ela.