Número de mortes pela Covid-19 triplica na Rússia
Governo local revisou os dados

Foto: MAXIM SHEMETOV / REUTERS
O governo da Rússia divulgou na sexta-feira (10) novas estatísticas de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nos meses de abril e maio, indicando uma taxa de mortalidade mais que o triplo da mostrada em dados oficiais anteriores.
De acordo com o Serviço Federal de Estatística, foram registradas 15.277 mortes relacionadas ao novo coronavírus nos dois meses, incluindo 9.192 em que a Covid-19 foi relatada como a principal causa. No balanço anterior, foram registradas 4.831 mortes em abril e maio. Usando como base os novos dados, a taxa de mortalidade passa a ser de 3,7%, três vezes a relatada anteriormente, mas ainda abaixo dos 4,5% de países como a Alemanha
Em Moscou, os novos casos vêm mostrando uma tendência de queda nas últimas semanas, razão pela qual as autoridades anunciaram na quinta-feira (9), uma nova etapa de relaxamento das restrições, que vai entrar em vigor na próxima segunda-feira (13).
Durante a pandemia, a situação dos hospitais na Rússia ficaram mais alarmantes. De acordo com um levantamento feito pelo portal The Moscow Times, não há, por exemplo, respiradores suficientes, mesmo nas áreas mais ricas, como Moscou e São Petersburgo. Nas regiões orientais, os governos locais têm dificuldade de conseguir equipamentos de proteção, como máscaras e luvas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou um aumento recorde diário em casos de coronavírus no mundo, com 228.102 novas infecções em 24 horas. Os países com os maiores números de novos casos foram Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul, de acordo com um relatório diário.