Número de refugiados no Brasil aumenta 7 vezes a mais no semestre
Cerca de 43 mil vivem no País e destes, 90% vieram da Venezuela
Foto: Reprodução/ Exame
O Brasil tem cerca de 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) na segunda-feira (8). O número representa sete vezes a mais que o registrado no início de dezembro, quando havia cerca de 6 mil pessoas.
Ainda segundo o Conare, o aumento é explicado pelas três levas de aprovação dos pedidos feitos pelos venezuelanos em dezembro, janeiro e em abril.
Devido a pandemia do novo coronavírus, o número de pedidos de refúgios aprovados podem levar um tempo maior para ser aprovado. Segundo o coordenador-geral do Conare, Bernardo Laferté, o comitê não tem identificado um movimento migratório de entrada no Brasil, por causa do fechamento das fronteiras.
"Embora a situação por lá ainda seja grave, muitos venezuelanos estão voltando para a Venezuela. A gente entende que é pela situação da pandemia, mas tem que esperar passar para ver se a tendência vai se manter", apontou Laferté.
Dados do monitoramento da Universidade Johns Hopkins mostram que a Venezuela registrou 2.377 casos e 22 mortes por Covid-19 até esta segunda. No entanto, segundo observadores internacionais, esse número pode estar subestimado.