• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • "O Museu é a Rua": Residência artística no MAM-BA oferece oficinas de artes de rua

"O Museu é a Rua": Residência artística no MAM-BA oferece oficinas de artes de rua

Programação, aberta ao público, segue até o dia 13 de março

Por Da Redação
Ás

"O Museu é a Rua": Residência artística no MAM-BA oferece oficinas de artes de rua

Foto: Naiade Bianchi

O movimento "O Museu é a Rua" marca presença na Residência Artística do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com oficinas de artes de rua e debate sobre Arte, Educação e Patrimônio. A programação, aberta ao público, vai até o dia 13 de março de 2024, com horário de funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h, na Galeria 3 do MAM. Este espaço multifacetado abriga exposições, intervenções de arte urbana, feiras e atividades formativas, algumas delas agendadas semanalmente. 

Os coletivos Arte Marginal Salvador e Grupo de Arte Popular A Pombagem, representantes do projeto, desconstroem a concepção tradicional de museu, destacando a dimensão museal do espaço público.

A Residência Artística do MAM busca acolher iniciativas culturais da periferia da cidade, proporcionando, na Galeria 3 do museu, um ambiente dinâmico e em constante transformação ao longo de três meses. Ao invés de uma exposição finalizada, os residentes optam pelo processo, criando uma galeria fluida e movimentada, ideal para o período de verão, que atrai um intenso fluxo de visitantes, inclusive de outras regiões e países.

Além disso, o projeto busca derrubar as barreiras físicas e sociais entre a arte de rua e a arte de museu, promovendo uma residência dialógica e colaborativa. Parcerias com instituições, escolas e comunidades reforçam a importância das coletividades e das redes de articulação.
SERVIÇO:

Programa de Residência Artística do MAM com a Casa do Museu Popular da Bahia

Até 13 de Março de 2024

MAM Bahia – Avenida Contorno, s/n°, Solar do Unhão – Salvador

Gratuito

Acompanhe em: @apombagem

PROGRAMAÇÃO:

Até 13 de março. De terça à domingo, das 10h às 18h - Exposição Aberta “O Museu é a Rua”

A exposição combina o visual e o cênico, representando o modo como o 'Grupo de Arte Popular A Pombagem' influencia a cidade. O movimento ocupa não apenas a Galeria 3, mas também o pátio da Capela e o Salão das Oficinas.

27 de janeiro, às 17h – Roda de conversa sobre a Festa do Lixo

A Residência Artística transfere o acervo do movimento para a Galeria 3 do MAM e destaca a dimensão artística e política da Festa do Lixo, considerada patrimônio cultural imaterial.

31 de janeiro, às 14h – Sarau 4ª das Artes e Oficina de iniciação à pintura

3 de fevereiro, às 9h – Oficina de teatro com Leno Sacramento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário