"O que aconteceu com o lobo mau no final?": livro ensina sobre perdão e empatia para crianças "fora da caixinha"
A escritora baiana Renata Morbeck criou uma versão alternativa do personagem infantil a partir do questionamento das filhas
Foto: Reprodução
Todo mundo conhece a clássica história do lobo mau: aquele que engoliu a vovozinha da Chapeuzinho Vermelho e também é capaz de diversas atrocidades, inclusive, destruir a casa dos indefesos Três Porquinhos.
Quando se pensa no lobo mau é impossível não pensar em maldades, perversidades e travessuras. Apesar de todo lado ruim que as histórias contam, será que o lobo pode ter um lado bom? Quem responde essa pergunta é a escritora baiana Renata Morbeck, autora do livro "O que aconteceu com o lobo mau no final?", uma obra que narra o lado oposto do lobo mau a partir de diálogos super interessantes entre o clássico personagem e a filha dele, que tenta convencer o pai em embarcar em uma transformação para o bem.
"Na história, o lobo mau tem uma filha que é cheia de personalidade, extremamente divertida, cheia de bom humor e ela vai se lembrando do que acontecia com o pai dela antes. Ela resolve propor a ele uma transformação por meio de um diálogo super bonitinho. Ele topa embarcar nessa transformação, mas eles precisam convencer os moradores da floresta de que essa transformação é realmente verdadeira, o que não vai ser muito fácil. Então eles decidem bolar um plano e o grande mistério do livro é saber se esse plano vai dar certo", disse a escritora em entrevista ao FAROL DA BAHIA.
Renata Morbeck disse que a ideia de criar o livro surgiu a partir de um questionamento das duas filhas dela, Isabella, de 6 anos, e Júlia, de 3, que procuravam saber o motivo do lobo sempre aparecer como um personagem maldoso e imaginavam um possível final para o personagem. Para ela, a importância do livro se dá pelo fato das crianças da geração atual estarem "pensando cada vez mais fora da caixinha".
"Toda vez que eu lia as histórias de Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos para elas, elas ficavam incomodadas com o fato de que o lobo mau sempre fazia maldade com vários personagens em diferentes histórias e ele sempre aparecia como um personagem maldoso. Elas queriam saber se ele nunca se arrependeu das atitudes dele, nunca procurou mudar. Eu achei super interessante esse questionamento e acho que hoje em dias as crianças estão pensando cada vez mais fora da caixinha", afirmou a autora.
Livro está disponível no site da editora Inverso e narra a trajetória do lobo mau em uma transformação para o bem.
Para a escritora, o livro aborda temas super relevantes para o público infantil sem deixar de ser lúdico e divertido. "O livro traz mensagens sobre empatia, desconstrução de estereótipos, perdão, arrependimento e novas chances, tudo isso de uma forma lúdica, leve e divertida".
Morbeck também revelou que já está com um novo livro em andamento que fala sobre o universo da maternidade e sobre os cuidados em discutir temas com a nova geração de crianças.
"Ele traz essas mensagens que eu já mencionei e são extremamente relevantes, sobretudo nessa geração atual de crianças que são cada vez mais questionadoras, que pensam fora da caixa, que são criativas. Eles gostam desse olhar alternativo e eles têm esses pensamentos descontruídos. Esse livro auxilia na construção dessas competências socioemocionais".
O livro "O que aconteceu com o lobo mau no final?" está disponível no site da editora Inverso pelo valor de R$ 40. Mais informações podem ser consultadas no perfil oficial da escritora no Instagram: @renatamorbeck.