"O que nós estamos fazendo é o restauro do Elevador Lacerda, aquilo que se perdeu no tempo", diz Tânia Scofield
Presidente da Fundação Mario Leal Ferreira afirma que restauração trará de volta características originais do sistema
Foto: Farol da Bahia
Ocorre na manhã desta quarta-feira (13), na Praça Municipal, localizada no Comércio, a assinatura da ordem de serviço, por parte do prefeito Bruno Reis, das obras de requalificação e recuperação do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade.
O objetivo do projeto, que foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), é de resgatar as características originais do equipamento, trazendo mais conforto para os usuários.
Segundo Tânia Scofield, presidente da Fundação, essa seria a grande reforma do elevador desde a ampliação em 1930 que adicionou mais 2 cabines. O prazo para encerramento da obra é de 6 meses e terá um investimento de R$ 7 milhões.
"Basicamente o que nós estamos fazendo é a restauro do Elevador Lacerda, ou seja, aquilo que se perdeu no tempo, e aquelas características originais do projeto, da ampliação de 1930. A gente está recuperando essa fachada original, com as características originais da fachada. A gente vai trazer a cubana para a área central para poder liberar as varandas e liberar todo o desenho original dessa fachada", afirma Tânia.
"Outra coisa é o revestimento, trazendo as cores que eram cores mais claras, trazendo o revestimento, claro, com materiais contemporâneos, mas que se assemelham as características originais. A parte toda das esquadrias originais, essa é a grande mudança que estamos fazendo. Essa seria a grande reforma do elevador", completou.