O Rato no Muro: espetáculo de Hilda Hilst está disponível em Salvador
Texto escrito na ditadura militar é encenado por turma da Escola de Teatro da Ufba
Foto: Divulgação
O espetáculo “O Rato no Muro", da dramaturga Hilda Hilst, é apresentado no Teatro Martim Gonçalves, de 7 a 17 de dezembro, às 19h. Estrelado pela turma de formatura em Interpretação Teatral 2023.2, da Escola de Teatro da UFBA, a obra aborda os temas de medos, culpas e muros, tanto físicos quanto simbólicos e subjetivos.
A temporada é gratuita e tem o objetivo de provocar reflexões sobre a liberdade de ser e estar na vida, confrontando padrões que limitam as expressões e o desejo de viver plenamente.
“É um privilégio como artista, mulher e aprendiz fazer parte do elenco de um espetáculo que descortina violências e silenciamentos que perpassam a identidade das mulheres", conta Ana Paula Borges, atriz de O Rato no Muro.
Em um texto carregado por metáforas e que leva a um mergulho profundo na condição humana, a equipe traz uma linguagem poética ampla e escolheu construir o trabalho com o texto pela intuição e instinto. Inicialmente, conectando a arte ao corpo e a alma, para ganhar intimidade com os pensamentos e as palavras da autora.
Escrito em 1967, em período de opressão, censura e desvalorização da arte, para Rafael Britto o momento em que a Hilda Hilst escreve o texto é de um marco histórico muito importante, um processo ditatorial que não permite o meio termo, a diversidade, a diferença.