"O Reitor brigar na justiça para impedir atendimento a população é lamentável", diz Fábio Villas-Boas
Instituição tenta impedir na Justiça que a prefeitura atenda pacientes de Covid-19 no Hospital Salvador
Foto: Reprodução
O secretário de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, voltou a tecer críticas, na manhã desta segunda-feira (6), ao reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, após a instituição ir à Justiça contra a utilização do Hospital Salvador para tratamento de pacientes a Covid-19.
"É um atitude incompreensível, lamentável essa insensibilidade do reitor em adotar medida e se dispor a brigar judicialmente para impedir que a prefeitura ofereça os leitos para a população. O governo do estado, inclusive, já recomendou a maternidade Climério a mudar o perfil e atender apenas grávidas com Covid-19", declarou Villas-Boas em entrevista à TV Bahia.
O argumento de Salles é que a regulação de pacientes infectados para a unidade médica levará riscos às gestantes da UTI Neonatal da Maternidade Climério de Oliveira, que funciona no local.
Villas-Boas rebateu novamente o argumento, alegando que o local já é usado como referência para atender grávidas com Covid-19.
“A recomendação da Divep, Sesab e do COE é que a Maternidade Climério de Oliveira seja unidade de referência para Covid-19. Portanto, não há qualquer impedimento para implantar uma UTI lá”, explicou.
A prefeitura de Salvador tenta abrir 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Salvador, mas foi impedida por uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF).