Oeste baiano deve sofrer aumento de 5ºC na temperatura com nova onda de calor
Estimativa foi feita pelo Inmet, que aponta que essa é a quarta onda de calor registrada no Brasil desde o início do ano.
Foto: Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil
As temperaturas no oeste da Bahia devem aumentar consideravelmente já nos próximos dias. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região do estado pode experimentar um aumento de até 5ºC acima da média.
Essa é a quarta onda de calor registrada no Brasil desde o início do ano. O fenômeno acontece quando a temperatura de uma determinada região fica 5º acima da média por, no mínimo, cinco dias consecutivos. Quando são registradas altas de 3ºC a 5ºC, considera-se que as temperaturas estão acima da média.
Onda de calor
De acordo com informações do Climatempo, o fenômeno ocorre devido a uma área de alta pressão na média atmosfera. As altas temperaturas deverão prevalecer até o dia 2 de maio, atingindo, principalmente, os estados da região centro-sul.
Em todo o Mato Grosso do Sul e em partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, as temperaturas registradas ao longo desse período deverão ser superiores a 5 graus acima da média.
Já em outras áreas do país, a temperatura deve ficar entre 3 e 5 graus acima da média. Entre esses locais estão a área total de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e parte do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.