• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)
Salvador

Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Por Da Redação
Ás

Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

As inscrições para a oficina de Escrita Crítica oferecida gratuitamente pelo XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema estão abertas até este domingo (3). Quem deseja participar da oficina deve preencher o formulário disponível no site panorama.coisadecinema.com.br.

As aulas da oficina serão realizadas presencialmente, entre os dias  11 e 14 de março, das 9h às 12h. A atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atuante em veículos de imprensa on-line e impressos. 

Vinte inscritos serão selecionados para a oficina que dará origem ao Júri Jovem e formará a equipe do blog Pílulas Críticas. A oficina contará com uma discussão ampla sobre o conceito de crítica de cinema, com exibição de curtas e longas-metragens, além de debates durante as aulas, que acontecerão no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. Os participantes que completarem o mínimo de 75% da carga horária terão direito a um certificado de conclusão do curso.

Para Carvalho, a expectativa com a atividade é pensar e fazer uma reflexão mais profunda sobre a crítica, principalmente no sentido das mudanças estruturais que têm acontecido nos últimos anos, a partir da emergência das redes sociais, do vídeo e do podcast, por exemplo.

“Nada mais justo do que a própria crítica de cinema está sendo reestruturada a partir de novas ferramentas de áudio, de vídeo e de redes sociais, ao mesmo tempo em que a gente precisa resgatar um modo tradicional da crítica, a escrita, os grandes críticos do passado, as ferramentas e estratégias de análise. Então a oficina tem esse caráter de pensar a crítica tradicional e os métodos tradicionais de análise, mas também de atualizá-los para o contexto contemporâneo”, explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário