• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Oitavo voo com mais de 40 deportados dos EUA chega no Brasil nesta segunda-feira (9)
Brasil

Oitavo voo com mais de 40 deportados dos EUA chega no Brasil nesta segunda-feira (9)

Pouso está previsto para as 13h, no aeroporto de Confins

Por Da Redação
Ás

Oitavo voo com mais de 40 deportados dos EUA chega no Brasil nesta segunda-feira (9)

Foto: Reprodução

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe nesta segunda-feira (9), mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos. O pouso está previsto para as 13h. 

De acordo com a assessoria do terminal, cerca de 42 deportados devem chegar na oitava aeronave fretada pelo governo norte-americano com brasileiros deportados dos EUA desde no ano passado. 

Brasil não aceitava voos fretados com deportados desde 2006

Desde 2006, o Brasil não aceitava o fretamento de voos com deportados. Após uma CPI que investigou as deportações de brasileiros, o Itamaraty alterou a política de trato de  brasileiros no exterior, aqueles acusados de imigração ilegal. 

No entanto, um diplomata ouvido pela Reuters explica que a decisão de não aceitar mais deportações em massa surgiu da necessidade de analisar cada caso e dar aos brasileiros que vivem nos EUA, mesmo ilegalmente, a possibilidade de reverter a decisão de deportação. 

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação, em concordância com pedidos do governo Trump. Segundo mostrou a Reuters em agosto, o governo emitiu um parecer autorizando a volta de brasileiros no país apenas com um atestado de nacionalidade. 

O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário