Omã elege novo ministro da Cultura, sucessor do sultão Qaboos
O diplomata Haitham bin Tariq Al Said ocupa um cargo que era mantido há 50 anos
Foto: Divulgação | AP
O diplomata Haitham bin Tariq Al Said foi escolhido como o novo ministro do Omã, na Península Arábica. Com o anúncio, o novo ministro será o sucessor do sultão Qaboos bin Said, que liderou o país por 50 anos. Qaboos não teve filhos e por isso a notícia sobre o sucessor era considerada um mistério no país.
Além disso, Qaboos é considerado como o monarca que ficou mais tempo no poder na região. Ele havia deposto o cargo do próprio pai em um golpe ocorrido em 1970. Qaboos morreu aos 79 devido a uma doença que nunca foi tornada pública.
Durante um comunicado em uma TV estatal, o novo ministro informou que seguirá a mesma linha ideológica do sultão baseado na coexistência pacífica de países e pelo princípio da não-interferência.
Haitham bin Tariq Al Said é diplomata de carreira e atuou como ministro de Patrimônio Nacional e Cultura de Omã. Segundo um veículo de comunicação do Golfo, o sultão Haitham é primo de Qaboos. Haitham também possuí experiência no Ministério de Relações Internacionais, área que atuou em 1986.
Ele também foi o subsecretário de assuntos políticos do ministério e secretário geral de Qaboos.