Ômicron: linhagens BA.4 e BA.5 avançam e favorecem reinfecção, diz Fiocruz

Linhagens em expansão são geneticamente bem distintas as BA.1 E BA.2, que predominavam no 1º semestre

Por Da Redação
Ás

Ômicron: linhagens BA.4 e BA.5 avançam e favorecem reinfecção, diz Fiocruz

Foto: Alexandra Koch/Pixabay

A Fiocruz alerta para o avanço das linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron durante a segunda quinzena de junho. As linhagens em expansão favorecem os casos de covid-19 em pessoas que já contraíram o vírus, já que são geneticamente bem distintas das BA.1 e BA.2, que predominavam no primeiro semestre.

O estudo mostra que as linhagens BA.4 e BA.5 representavam cerca de 8% dos casos no país em maio enquanto, em junho, esse número subiu para 25%. O cenário é semelhante ao que ocorre na Europa e na América do Norte.

Foram caracterizados geneticamente 81 casos de reinfecção por covid-19, sendo 68 deles associados às linhagens da variante Ômicron. Entre esses casos, já há pessoas que contraíram covid-19 a partir de vírus de duas linhagens diferentes da Ômicron.

Os dados analisados no estudo divulgado hoje se referem ao período de 16 a 30 de junho, e incluem o sequenciamento de 1.745 genomas à base de dados que já existia anteriormente.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário