OMS afirma que 40 atletas contraíram Covid-19 nas Olimpíadas de Paris
Agência relata alta de casos em 84 países nas últimas semanas
Foto: Divulgação/Paris 2024
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (6), que cerca de 40 atletas foram diagnosticados com Covid-19 nas Olimpíadas de Paris 2024, até o momento.
A OMS não detalhou a quais países pertence cada atleta diagnosticado com o coronavírus. O Comitê Olímpico Internacional (COI) analisou as diferentes abordagens e “tomou as medidas certas”, segundo a organização.
A chefe de preparação para epidemias e pandemias da OMS, Dra. Maria Van Kerkhove, disse em coletiva à imprensa em Genebra, na Suíça, que o cenário não surpreende, porque o vírus está circulando rapidamente em outros países.
Os dados recolhidos pela entidade através do sistema de vigilância sentinela em 84 países mostram que a percentagem de testes positivos aumentou nas últimas semanas. "Nos últimos meses, (...) muitos países sofreram surtos de covid-19”, pontuou.
"No geral, a taxa de testes positivos é superior a 10%, mas este número varia de uma região para outra, com uma taxa superior a 20% na Europa, por exemplo. Este quadro levou a um aumento no número de hospitalizações e mortes em vários países", detalhou Van Kerkhove.
Ainda segundo a entidade, a circulação tão elevada de covid-19 "não é habitual" nesta época, uma vez que as epidemias de vírus respiratórios tendem a aumentar nas estações mais frias do ano.