• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • OMS afirma que epidemia de coronavírus é emergência de saúde internacional
Mundo

OMS afirma que epidemia de coronavírus é emergência de saúde internacional

Até o momento, são 7.818 casos confirmados pelo mundo

Por Da Redação
Ás

OMS afirma que epidemia de coronavírus é emergência de saúde internacional

Foto: Denis Balibouse/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (30) que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Já são milhares de pessoas infectadas na China e em 18 países. Por esse motivo, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

"Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS divulgou também nesta quinta-feira (30) o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus: "Doença Respiratória de 2019-nCoV". Até o momento, são 7.818 casos confirmados pelo mundo, sendo 7.736 na China. São 170 mortes devido à infecção.

Coronavírus no Brasil

O secretátio de Vigilância em Saúde do Brasil, Wanderson de Oliveira, comunicou que o protocolo no Brasil não terá mudanças de emergência da OMS e que o Ministério da Saúde já está com um planejamento de contingência. 

"Só quando tivermos um primeiro caso confirmado é que declararemos emergência de saúde pública no Brasil. Junto à OMS nós verificamos e analisamos as condutas, se temos que mudar ou adaptar de acordo com a OMS", disse Oliveira. Os número são:

9 casos suspeitos
43 notificações
0 caso provável e 0 confirmado
6 descartados – chegaram a ser uma suspeita, mas a investigação descartou o vírus
28 excluídos – não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeita
Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário