OMS afirma que pandemia do coronavírus está "acelerando"
Organização divulgou que mais de 300 mil casos já foram registrados no mundo

Foto: UN Photo/Elma Okic
A pandemia de coronavírus está "acelerando", com mais de 300 mil casos no mundo e notificações em praticamente todos os países, segundo afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Mesmo que tenham se passado 67 dias entre o primeiro caso relatado e a marca de 100 mil casos de Covid-19, bastaram 11 dias para que se chegassem aos 100 mil casos seguintes e apenas quatro dias para uma terceira leva de 100 mil casos, afirmou Ghebreyesus.
Segundo o diretor da OMS, é possível mudar o quadro e pediu um comprometimento político global, com países adotando medidas defensivas e agressivas, incluindo solicitar que as pessoas permaneçam em casa e realizem medidas de distanciamento social para conter a propagação do vírus.
Olimpíadas com chance de adiamento
Um dos países que pode seguir a risca o que o Ghebreyesus falou é o Japão. Um dos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) afirmou que a tendência é o adiamento dos Jogos Olímpicos, anteriormente agendados para iniciarem no dia 24 de julho.
Austrália e Canadá já afirmaram que não participarão dos jogos, e com isso, os organizadores se sentem cada vez mais pressionados a determinarem oficialmente o adiamento das Olimpíadas para 2021, algo que ocorreria pela primeira vez na história dos 124 anos da competição.