OMS alerta: quatro em cada 10 brasileiros sofrem de pressão alta
Hipertensão é uma condição de saúde silenciosa e pode evoluir sem o conhecimento dos pacientes
Foto: Divulgação/Sesa/Governo do Paraná
Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas realizada nesta terça-feira (19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório que destaca dados alarmantes da hipertensão na população mundial. Segundo a entidade, quatro em cada 10 brasileiros têm pressão alta, com uma taxa de prevalência da doença entre pessoas com idades entre 30 e 79 anos, chegando a atingir 45% desse público, acima da média global de aproximadamente 33%.
A hipertensão é uma condição de saúde silenciosa, muitas vezes evoluindo sem que os pacientes tenham conhecimento do problema. O cardiologista Thiago Germano Oliveira de Siqueira, do Hospital Anchieta de Brasília, enfatiza a importância das avaliações regulares e da precisão da pressão para um diagnóstico precoce. Ele alerta que, quando a doença é descoberta em estágios avançados, as pessoas já podem apresentar lesões no coração devido à falta de controle.
“Na grande maioria das vezes, a hipertensão não dá indícios. Então temos de fazer avaliações rotineiras, medir a pressão para um diagnóstico precoce. Quando descobrimos a doença em estágio avançado, as pessoas já apresentam lesões no coração por não terem controlado o problema”, explicou o médico ao Metrópoles.
Atualmente, cerca de 50,7 milhões de brasileiros vivem com pressão alta, porém, apenas 67% deles têm o diagnóstico confirmado, e apenas 33% conseguem manter a doença sob controle.
Pressão alta
A pressão arterial é considerada alta quando igual ou superior a 14 por 9. A OMS recomenda mudanças no estilo de vida, como seguir uma dieta mais saudável, parar de fumar e ser mais ativo fisicamente.