OMS: Américas registram 2,9 milhões de casos de dengue no 1° semestre
América do Sul, com destaque para Brasil, é a região com maior incidência
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as Américas contabilizaram 2,9 milhões de casos de dengue no primeiro semestre deste ano, superando o total registrado no ano passado inteiro, que foi de 2,8 milhões de casos. A América do Sul, com destaque para Bolívia, Peru e Brasil, é a região com maior incidência da doença.
A OMS ressalta que as epidemias de dengue seguem um ciclo, aumentando significativamente a cada três ou cinco anos. No Brasil, o ano de 2023 apresentou um crescimento de mais de 70% no número de casos em comparação com a média dos últimos cinco anos. Apenas neste ano, a doença já causou a morte de mais de 800 pessoas no país.
Apesar da existência de vacinas contra a dengue, elas ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, há dois imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um deles, produzido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, é indicado apenas para pessoas que já tiveram a doença anteriormente. A outra vacina, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda, foi aprovada recentemente e é destinada a um público mais amplo, porém também possui restrições de idade.